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Sauna

Conheça 5 Benefícios que a Sauna pode trazer para a Saúde.

14/12/2018

Muitas pessoas buscam as saunas para momentos de lazer e relaxamento, mas o que muitos não sabem são os benefícios a saúde que esses lugares proporcionam.

Estudos comprovaram que frequentar saunas reduz os riscos cardiovasculares, melhora a função cerebral, melhora no humor e na respiração, além de tornar os músculos mais flexíveis.

Confira os benefícios!

Sistema cardiovascular
Em estudo publicado na revista BMC Medicine descobriu que visitar uma sauna duas ou três vezes por semana pode reduzir em 25% o risco de morte por doença cardiovascular. Já para aqueles que vão à sauna de quatro a sete vezes por semana, esse risco pode cair para 77%. A explicação para o fenômeno é o efeito positivo que o calor traz para a frequência cardíaca: segundo pesquisadores, dentro deste ambiente o coração chega a 120 a 150 batimentos por minuto (bpm) – para o sistema circulatório isso representaria um treinamento físico de intensidade baixa a moderada.

Cérebro
A frequência das visitas também ajuda a diminuir o risco de doenças neurodegenerativas em homens. Estudo do ano passado publicado na revista Age and Aging mostrou que ir à sauna duas ou três vezes por semana pode diminuir o risco de demência (22%) e de Alzheimer (20%). A justificativa também está relacionada à circulação, que reduz a pressão sanguínea e a inflamação, ajudando a preservar funções cognitivas.

Músculos
Segundo o Medical Daily, pesquisadores da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, apontaram que fazer alongamento dentro da sauna pode melhorar a flexibilidade dos músculos em até 205%. A recomendação é que as pessoas curtam a sessão por cerca de 15 minutos e então façam os exercícios.E para quem sofre com dores musculares a sauna ajuda a reduzir desconfortos e dores nos músculos.

Sistema respiratório
Visitas frequentes a sauna (duas a três vezes por semana) ajudam a diminuir a probabilidade de desenvolver doenças respiratórias, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou pneumonia. O estudo, publicado em 2017, sugeriu que o calor é o responsável por estes resultados já que beneficia a função pulmonar e, consequentemente, melhora a respiração.

Humor
Em um artigo publicado na revista Alternative Medicine Review indicou que a sauna pode aumentar os níveis de endorfina (conhecido como hormônio do prazer), que é capaz de melhorar o humor de pacientes com depressão leve. Mesmo para quem não tem o transtorno, a visita é recomendada, pois ajuda a promover o relaxamento.

Porém existe alguns cuidados a serem tomados. Pois apesar de trazer diversos benefícios, nem todas as pessoas podem frequentar uma sauna por questões de saúde. Por exemplo pacientes com doenças cardíacas, o mesmo vale para quem sofre com problemas de pele, principalmente erupções cutâneas.

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